CHORANDO ENTRE O PORTICO E O ALTAR – Leonard Ravenhill

Jonathan Edwards – Grande despertador
janeiro 24, 2020
setembro 11, 2020
Mostrar Tudo

CHORANDO ENTRE O PORTICO E O ALTAR – Leonard Ravenhill

20200618_174102

CHORANDO ENTRE O PORTICO E O ALTAR
Na cidade de Leeds, onde eu morava na Inglaterra, o avivamento veio. Ele veio porque havia um homenzinho lá, ele era iletrado, ele não tinha diploma, mas o menino tinha um coração ardente. E ele trabalhou e tinha três avarias, não mentalmente, mas fisicamente. Sabe por quê? Ele jejuava muito, mas ele tinha autoridade.
Paulo diz em Efésios 6:19 “Ore por mim para que me seja dada”. Em outras palavras, ele quer dizer, deixe que a palavra seja dotada com essa coisa misteriosa que não é possível definir e ninguém pode dar. Essa coisa é o que nós chamamos de unção. A unção de Deus! Se o dinheiro pudesse comprar alguns de vocês venderiam tudo para obtê-la, mas vocês não podem obtê-la com dinheiro. Você não pode obtê-la na universidade.
Estamos tentando casar o cristianismo com prosperidade, popularidade e personalidades. E não está funcionando. Veja, por que não escolhemos homens que pregam que devemos ir para os lugares onde estão os perdidos e necessitados para pregar para eles? Eu conheço pessoas ricas, muitas delas são pessoas adoráveis e acredito que Deus lhes permitiu ter um ministério em suprir as necessidades, porém quando a Igreja de Cristo é prospera ela nunca tem um avivamento, mas é quando ela é pobre. A oração é a linguagem dos pobres. “inclina teus ouvidos e ouve-me, por que sou pobre e necessitado”.
A auto-satisfação não precisa orar.
A auto-suficiência não quer orar.
O hipócrita não pode orar.

Mas o homem que percebe:
“eu preciso de algo fora de tudo àquilo que é humano”.
Ele vai querer banhar a sua alma em oração

A reunião mais fraca em quase todas as igrejas, sem exceção é a reunião de oração. “E quando não somos fortes em oração, estamos dizendo a Deus: Nós podemos controlar”. ( É claro que vamos orar, se tivermos uma invasão, vamos orar, se estivermos com fome – temos uma grande “ utilidade” para Deus )
Muitas vezes dizemos aos jovens: “ olha você tem que ler a bíblia e orar, você precisa manter uma vida de oração para manter uma vida cristâ”. Naõ! Não é assim. Não é assim. Você precisa manter sua vida cristã, a fim de orar.
Um dos grandes expositores vivos hoje me disse pessoalmente, não tenho nenhum problema, deleito-me em expor a palavra. Meus livros… Ele escreveu muitos, mas ele disse: ” eu sempre achei a oração tão difícil”. Acabei de descobrir que a oração é a coisa mais difícil do mundo.
Lembro-me de um serie de reuniões que tivemos no pais de Gales em 1949. Após três dias uma senhora, a Sra. Lewis, disse para mim “ Irmão Ravenhill, esta é a coisa mais próxima do avivamento Galês que nós tivemos. Isso foi a quarenta anos após o avivamento Galês. Sra. Lewis, qual é o ponto de identificação? Ela explicou: por que caminhamos até o morro como estamos caminhado agora na noite passada, ela disse: “foi então que somente quando chegamos à esquina para podermos dizer uns aos outros “boa noite” foi que percebemos que ninguém tinha dito uma palavra. Estávamos todos impressionados com a Majestade e a presença de Deus.
Nosso povo hoje sai da porta de entrada do templo: “Ei como foi o jogo hoje? os Cowboys ganharam?”. É um absurdo! Quando foi a ultima vez que colocamos o pé para fora do santuário sem ousar dizer uma palavra?
A igreja tem de descobrir duas coisas: uma delas é a Majestade e a Santidade de Deus e a outra é convicção de pecados.
A oração não é a coisa mais fácil do mundo.
A oração é a coisa mais difícil do mundo.
A oração é a coisa mais exigente do mundo.
Tive a oportunidade de orar com muita freqüência com Duncam Campbell, um homem que Deus usou para o avivamento nas ilhas Hérbidas em 1950. Perguntei-lhe um dia sobre um determinado acontecimento, ele me falou: “ Foi assim mesmo! Quando eu estava ministrando o lugar era como o ferro; parecia que Deus estava quilômetros de distancia. E a minha mensagem era como jogar uma bola de borracha na parede, as minhas palavras vieram-me as costas. Na minha frente estavam todos os tipos de ministros, mas ele não disse nada para os pregadores e os diáconos e os presbíteros. ele apontou para um rapaz sentado lá, e chamou pelo nome e disse: “Laddie, você vai orar”. Um garoto de dezesseis anos da antiga escola! E ele se levantou e disse em seu sotaque Escocês: “ seria bom orar se não estamos bem com Deus? Ele começou a citar o salmo 24: ” Quem subira ao monte do Senhor? O que é limpo de mãos e puro de coração”. E assim por diante, e assim por diante, e quando ele terminou, Duncan disse-me:” O silencio da eternidade estava no prédio”. E o menino orou 10 minutos, 20 minutos,30 minutos,45 minutos. E então quando orava como se ele pudesse ver o invisível, ele disse: ” Satanás. Oh! Eu tenho escutado dizer que você esta quase zombeteiramente em algumas reuniões. Sai deste lugar diabo”. O menino então disse:” Satanás eu repreendo você. Saia deste território! Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Imploro o sangue de Cristo. Saia!”. E como se um interruptor fosse puxado no céu Deus veio sobre a reunião.
Ele veio, e era como se fosse uma “taberna” ( lugar onde se vende vinho e outras bebidas alcoólicas ) e as pessoas o deixaram vir, veio em um dança e as pessoas deixaram. Temos que arrastar as pessoas para o altar? Não há chamadas para o altar no novo testamento, se você quiser ser realmente bíblico. Chamadas ao altar é uma invenção para quando o Espírito Santo não está lidando com as pessoas. Esse menino orou, o Espírito Santo veio e toda comunidade vibrou com Deus.
Você vê pregador, você só tem duas coisas a fazer, e não 22. Você não esta supondo ser um gestor de uma empresa em busca de equilíbrio da “igreja empresa” e todo esse lixo. Se você quiser ser um verdadeiro pregador bíblico você tem duas coisa a fazer de acordo com Atos 6:4: “mas nós nos devotaremos à oração e ao ministério da palavra”. Isso é tudo o que você precisa fazer.
Quem é que vai visitar os doentes? Os diáconos. Quem é que vai enterrar os mortos? Os diáconos (a bíblia diz claramente: que os mortos enterrem seus mortos), sabe eu gosto de provocar você.
Você vê queremos que a igreja funcione do nosso jeito. Deus abençoe nossos planos. Deus abençoe o que estamos fazendo.
Quando Alexandre McClaren pertencia a uma grande igreja em Manchester Inglaterra, e eu ministrava que as “igrejas eram empresas”, que talvez mil ou mais delas existissem. Os diáconos naqueles dias eram grandes companheiros barbudos e fizeram uma serie de perguntas no qual ele finalmente respondeu e disse: “Nós pedimos que você seja o pastor dessa grande igreja. Nós vamos dar uma casa nova para você, vamos supri-lo, te dar um carro e uma parceira; como dizemos na Inglaterra, e nós vamos te dar um grande salário”. Logo depois eles perguntaram: “Você vai aceitar isso?”. Ele disse: “tudo bem vou aceitar, isto é, se vocês aceitarem as minhas condições?” Você tem condições?”(você sabe o que a maioria das igrejas pensam quando chega um pastor que está alugando um carrão? Pode vir que cabem todos vocês aqui!)” E quais são as condições? ” Vou colocar alguns de lado, como ele mesmo já previa.” Eu não farei visita nehuma.”

Dr. Tozer, eu amava aquele precioso homem, e conversamos muitas vezes, só nós dois no seu escritório, e orei com ele. Dr Tozer nunca foi a uma escola bíblica, ele nunca foi para um seminário. No entanto, ele foi um dos homens mais sábios que eu já conheci.
Eu fiquei na casa de um membro de sua igreja e ela disse: “Você sabe eu tenho freqüentado a igreja há 25 anos, e ele não foi a minha casa cinco vezes.” Mas eu vou te dizer, quando ele ficou sabendo disso, ele espalhou a mesa, e isso é tudo o que você precisa fazer.
Sabe irmãos, você nunca tem que anunciar um incêndio. Você não tem que anunciar no jornal, esqueça. Você deixou a glória do Senhor encher o templo, as pessoas virão de centenas de milhas, de todos os lugares. Porque estão famintos.
Meu telefone toca constantemente: “Eu vou mudar para cá, eu vou mudar pra lá”. Você conhece alguma igreja que está em chamas para Deus? Uma igreja onde todas as noites têm reuniões de oração? Nenhuma igreja deve funcionar nos dias de hoje sem ter uma noite inteira de oração. O que você quer… posição social? Você só quer o número de pessoas? Você quer encher os bancos? Ou você quer fogo?
Eu disse a noite passada, eu acho que a maior honra que foi dada a um pregador na história nunca foi dada pelos homens, foi dada pelos demônios. Quando os demônios disseram: “Jesus eu conheço e sei quem é Paulo.” Venha pregador você acha que se o diabo tem uma lista dos dez homens mais perigosos e procurados na América, você é um deles? Prefiro ser o último homem na lista de perigosos do diabo, do que o primeiro homem em qualquer lista de honra que você poderia me dar sobre pregação. Eu vou dizer outra vez irmão, se você não é conhecido no inferno, você não vale um monte de feijão.
Devemos perceber que não estamos apenas lutando contra uma situação local, não temos lutado contra tóxico dependência, não temos lutado contra pornografia em massa, estamos cercados por um paganismo arrogante militante. Se você dissesse ao seu avô quarenta anos atrás, que quarenta mil homossexuais marcharam pela rua principal, ele teria dito: “Não na América.”
Você sabia que o adultério e o divórcio estão começando a atingir como uma praga a igreja de Deus. Nós não temos moral e decência em algumas igrejas, nehuma mentalidade espiritual. Nós não elegemos diáconos por que eles estão cheios de fé e do Espírito Santo, nomeamos porque são donos de dois postos Texaco e um carrinho de cachorro quente.
Outra coisa que Jesus fez, Ele orou a noite toda antes de escolher os seus discípulos. Se orarmos toda a noite antes de escolhermos nossos diáconos, eu garanto que a metades dele não iriam ficar dentro … se tivéssemos o testemunho do Espírito sobre isso.
Você vê, tem pessoas dizendo: “ Por que você não escreve um livro sobre alguns métodos de avivamento? ”.
Não, não, eu não posso fazer isso. Nós não precisamos encontrar fórmulas para o avivamento. A formula para o avivamento esta na palavra de Deus, ou então, não existe fórmula. A fórmula do avivamento é:
Os pregadores precisam restaurar os altares e chorar por que não tem lagrimas, gemer por que não há mover do Espírito de Deus, pedir perdão a Deus por causa da manipulação do sobrenatural. Agora, eu não estou apenas pensando em milagres dos membros torcidos e outras coisas.
Eu acho que o maior milagre que Deus pode fazer é pegar um homem profano em um mundo profano, e fazer dele um homem santo e colocá-lo de volta no mundo profano e mante-lo santo. Mas nós hoje temos mais medo da santidade na Igreja do que temos do pecado.
Se um homem imundo com um espírito imundo faz coisas impuras, se um homem vil faz coisas desprezíveis porque ele tem um espírito vil.
Certamente o homem que tem o Espírito Santo nele, vai viver uma vida santa.
Eu não pergunto as pessoas se elas são salvas, esqueça isso, todos estão “salvos”, isso não significa nada. Não pergunte a um homem se ele nasceu de novo, basta olhar com cuidado para ele, não importa quem ele seja, pentecostal, presbiteriano, metodista ou menonita, basta dizer: “Irmão, Cristo vive em você?” Bem, não é este o padrão do novo nascimento? Não é isso que Paulo diz: “Cristo em vós a esperança da glória”?
Eu ouço muita coisa sobre os dons do Espírito, que está tudo bem.
Eu ouço menos sobre o fruto do Espírito.
Eu ouço muito menos sobre ter seu fruto para santificação.
Eu ouço muito menos ainda sobre produzir frutos dignos de arrependimento.
Você sabe por que algumas pessoas não acreditam na nossa conversão? Porque não voltamos e limpamos a sujeira que fizemos; na medida do possível devolver o dinheiro que roubamos; sustentar o bebê de uma menina que é mãe solteira que começou ter problemas… Ou alguma outra coisa que deve ser feita. PRODUZI FRUTOS. Uma árvore saudável apenas não dará frutos. Uma árvore que tem vida fluindo produz frutos.
Um dia Napoleão apontou o dedo indicador para um grande país, ele estava falando com os seus generais e disse: “Lá está um gigante adormecido, deixe-o descansar!” Porque, disse ele, se esse país acordar e descobrir o poder dos seus homens e seu poder mineral vai sacudir o mundo”. O pais que ele descreveu, no caso se você estiver interessado, não era outro se não a China, a nossa maior dor de cabeça. Veja o diabo permanece aqui, ele não está apontando seu dedo indicador ao redor do mapa, ele está apontando para a igreja de Jesus Cristo e ele diz: “Não é a igreja de Jesus Cristo dormindo, deixe-a descansar! Porque se ela redescobre o poder do Espírito Santo; se redescobre o poder da ressurreição de Jesus, ela vai sacudir o mundo”.
Gostaria de saber o quanto de nossa vida é dominada pelo Espírito de Deus.
Não, não, não, não podemos ir para a congregação. Deixe o sacerdote chorar entre o pórtico e o altar. Caminhei em volta da frente de um palco um dia, de uma formato maravilhoso, faculdade distinta, de mil e quatrocentos alunos ouvintes. Eu só dei a volta e disse para os professores: “Cavalheiros, vocês estão ensinando os jovens a serem pregadores? Num certo sentido eles vão guiar a igreja nos dias futuros. Diga-me isso, você tem para eles um curso sobre choro? E se graduar, você tem um curso de uivar?”
Um velho professor entrou e se sentou na parte de trás de uma das reuniões. Ele acreditava no velho sangue e fogo, pregando o fogo do inferno e vida santa e uma igreja sendo algo que Deus depositou no mundo apenas para mostrar as pessoas como ele pode redimir e conseguir uma noiva para si mesmo.E você sabe,todos os outros professores universitários que dizem:” Esse velho está caduco”.
Eu gosto de uma declaração antiga que foi feita acho que por Montogomery: “todas as coisas terrenas com a terra vão desaparecer, mas a oração alcança a eternidade”. E se nós estamos indo ver como Deus vê … temos que orar, recentemente o Senhor parecia me dizer isto: “ Se você pretende ser cheio do Espírito Santo as coisas que entristecem o Espírito vão entristecer você”. Quem faz o Senhor lançar sua carga sobre você? Será que ele nos deixou na lista de esquecimento ? Não, não , não. Ele diz: “ Meu julgo é suave , meu fardo é leve”.
Nós não queremos que as pessoas pensem que estamos deprimidos. Mas eu digo tudo é deprimente lá fora, e por que cobri-lo de novo? Estamos caminhando para o julgamento mais rápido do que você poderia pensar, se não houver uma intervenção divina. E a chave, mais uma vez, são os sacerdotes chorando e uivando.
Temos certeza que precisamos um céu rasgado, terra tremendo e o inferno se apavorando pelo avivamento.
E isso só vem através de quebrantamento, vem através da honestidade. E isso vem quando nós admitimos o que acontece com muitos de nós nestes dias, que temos uma forma de piedade, dizemos graças a Deus não somos sujos, que não estamos sujos e nem estamos bêbados, não temos uma amante ou alguma coisa desse tipo. Estamos muito bem. A sim, é como Israel. Eles saíram do Egito e chegaram a Cades-Barnéa, e em vez de ir para terra prometida eles ficaram presos. Cades-Barnéia era para ser uma porta para eles irem adiante, era para ser uma ponte e ela se tornou um terminal, era para ser um trampolim para outra coisa, ela se tornou uma pedra de tropeço.
Deixe-me soprar isso. Eu estava lendo, e eu acho que leio toda a semana, e eu recito para mim mesmo, o capítulo surpreendente que nós chamamos o capitulo da fé em Hebreus 11. Fé é mencionada 24 vezes no mesmo capitulo. Acredito que a chave não é apenas a palavra fé, eu acredito que a chave esta no versículo 6: ” Aquele que se aproxima de Deus crê que Ele é”. Ele é o que? Ele é tudo o que ele disse que está nesta palavra. E então, você sabe, eu li Hebreus 11 “ Eles venceram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam boca dos leões , algumas mulheres receberam seus mortos a vida novamente”. Eu li isso e me ajoelhei para orar em meu escritório, é como se o Senhor dissesse: ” Diga isso de novo”. E então eu disse: “Senhor essas pessoas estavam lá longe, eles venceram reinos, eles praticaram a justiça, obtiveram promessas e fecharam boca dos leões as suas mulheres receberam seus mortos”. E como alguém disse, nenhum deles tinha uma bíblia. Alguma vez você pensou nisso? Deixe-me me levá-lo de volta a um momento em que o povo escolhido de Deus perguntou ao redor das ovelhas e cabras. Agora nós temos uma terra que mana leite e mel – e igrejas estão em uma terra com visões e dinheiro. Como se Deus estivesse olhando para o lado de fora. Esqueça ele olha para dentro. Essas pessoas nunca tiveram 66 livros. E se o mundo durar mais 100 mil anos, o que não vai, mais se o fizesse, Deus não tem nada a acrescentar a esse livro. Ele disse tudo que ele jamais vai dizer para homem algum.
Na minha juventude, eu costumava ir para escola bíblica e ouvir, onde o Dr. G Campbell Morgan costumava pregar com freqüência, um mestre da bíblia fascinante. E eu me lembro na minha adolescência, eu pensei: “Um dia vou ficar esperando por ele e vou perguntar qual tipo de Bíblia ele tem, parece que todas as coisas que ele diz não esta em minha na bíblia”. Eu não me importo se você esta pensando em Finney ou Wesley ou Booth, ou qualquer outra grande figura majestosa que tem liderado a igreja de Deus e viu avivamento. Nenhum deles tinha uma bíblia maior do que você e eu. É a mesma palavra. Novamente, é melhor fazer as nossas mentes serem absolutas ou obsoletas. Vou dizer-lhe que, se este livro não tem a resposta para um pobre e fedorento mundo corrupto, não há resposta em mais nada. Os pecados do mundo hoje são como os de Sodoma e Gomorra. Você sabe que há 600 milhões de bíblias na America? Quer tentar adivinhar quantos milhões ou bilhões de CDs de bíblias há no país? Você gostaria de tentar estimar quantos seminários existem? Ou escolas bíblicas? Ou quantas mensagens do Evangelho são pregadas por toda a nação? É isso, nós temos 500 estações de rádio que transmitem o evangelho.
Deixe-me falar sobre o outro lado da moeda e eu paro.
Nós como nação nunca estivemos tão quebrados na historia como hoje. Nós temos mais casas divididas, temos mais corações partidos, lares desfeitos. Nós temos mais mentes quebradas pelas drogas, mais corpos violentados, um milhão de meninas grávidas ano passado tem menos de 17 anos. Parem com a guerra do Vietnã, parar a guerra? Não temos o direito de matar pessoas. E ainda assim estima-se nos últimos nove anos que mais de 10 milhões de bebês foram abortados ( em um pais Cristão? Meu Senhor, o que acontece em um pais pagão!?).Você acha que Deus Todo Poderoso vai fechar os olhos para o nosso pecado por muito mais tempo? Eu não.
E os legisladores não podem nos ajudar, os bancos não podem nos ajudar, o governo não pode nos ajudar o dinheiro não pode nos ajudar.Nosso socorro vem do Senhor. E a única maneira é em submissão e quebrantamento. Muitos de nós vamos dizer: ” Senhor não temos mais a visão como costumávamos ter, nós não temos mais a paixão que costumávamos ter, já não temos mais a preocupação que costumávamos ter”. Não para America, mas para as almas perdias. Almas perdidas em primeiro lugar, a America em segundo.
Estou convencido de que a chave está no ministério. Talvez o caminho para iniciar um avivamento em sua igreja local é ficar de pé no próximo domingo e dizer:” Irmãos, eu não tenho paixão pelos perdidos. Eu não derramei nenhuma lágrima para humanidade perdida. Eu estou interessado somente pelas coisas deste mundo”.
Acredito que uma das chaves do apóstolo Paulo em sua vida era essa:” Uma coisa faço”. Ele viveu Deus. Ele pensou em Deus, ele orou a Deus. Isso é tudo.
Você pode chicotear ele, você não pode chicotear, o que está nele. Ele pode flutuar em um pedaço de madeira uma noite e um dia na região do mar mediterrâneo, 36 horas, você não pode tentar afogar o que está nele. Eles tentaram que ele passa-se por fome, mas você não pode matar de fome o que está nele. Ele teve uma visão da cruz, ele tinha uma visão do poder da ressurreição. Ele percebeu que a melhor coisa deste lado da eternidade é ser um homem cheio de Deus. Ele foi e proclamou a mensagem, e pregou para aos Judeus, aos bárbaros, aos gregos, aos intelectuais. Ele era o mesmo na capital intelectual do mundo, em Atenas, como ele era na capital religiosa do mundo Jerusalém.
Deus nunca desejou que sua igreja decaísse. Deus nunca pretendeu que sua igreja funcionasse com nada menos do que do Cristianismo Apostólico. É a hora de chamar à igreja a oração. Eu acredito que se nós fossemos tão espirituais como nós pensamos ser, nós teríamos ido à igreja ontem, em pano de saco e um punhado de cinzas para colocar em nossas cabeças e lamentarmos por que a Glória se foi.
Eu posso ouvir Duncan Campbell dizendo como eles gritaram na Escócia: “Oh se fendesses o céu e descesses”. Você nunca viu Deus se mover, ele parou o transito. Até as pessoas nas lojas estavam cantando, até que a Luz da sua glória se apagasse semana após semana, o Espírito Santo se moveu nas fábricas. Ele fez isso em outros avivamentos.
Ele nos chamou para ficarmos em oração, para sermos reparadores de brechas. Para fazer se manifestar os poderes do mundo vindouro neste dia materialista cego em que vivemos, nessa era da igreja de Laudicéia sonolenta. Quando estava na terra Ele limpou o templo. Eu sinto que precisamos de limpeza de novo, das coisas do mundo… do materialismo… Que o Senhor nos ajude a examinar os nossos corações, assim como examinar as escrituras. Ajude-nos a ser honestos e admitir que falhamos procurar o lugar de oração, o lugar de purificação e o lugar da unção. Que possamos ser um elo vital entre seu Espírito eterno e esses problemas existentes nesse mundo perdido.
Que sua gloria brilhe novamente.
Leonard Ravenhill –

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>