“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará” Mateus 6:5-6).
Quando Jesus fala de entrar no aposento secreto para buscar o Pai, está falando de algo muito maior do que um lugar físico. O Velho Testamento diz que Deus dividiu o Seu povo em duas categorias: “Os que Me buscam – e os que não Me buscam!” E nos dias de hoje, Deus igualmente tem dois tipos de filhos: os que O buscam regularmente em seus lugares secretos de oração, e os que não O buscam.
Israel desfrutou de repouso quando buscou Deus em oração! Isso não quer dizer que não teve problemas. Mas por haver se prostrado sobre seu rosto, e clamado a Deus, voltando-se para Ele em total dependência, Ele sempre o livrou, e lhe deu ordem e força.
Jeremias profetiza que todos os pastores que se recusam a buscar a Deus em oração igualmente fracassarão: “Os pastores se embruteceram, e não buscam ao Senhor; por isso não prosperam, e todos os seus rebanhos se acham dispersos”(Jeremias 10:21).
Talvez você tenha o tipo de pastor que Jeremias descreve. Talvez seu pastor tenha começado com ousadia, dedicação à oração, e Deus o abençoou e prosperou; havia unidade na igreja, pois a oração cria unidade. Mas agora tudo está em ruínas – Deus teve de desviar Seu rosto – porque diz o seguinte em relação aos pastores e cristãos preguiçosos: “Eles não Me buscam mais!” O Senhor traça uma linha nítida de separação entre estes crentes, e aqueles que O buscam em oração. Agora me dirijo aos que buscam a Deus.
Você tem um lugar de oração? Não estou falando de um armário embutido (ainda que isso serviria) mas, antes – você possui o hábito de se trancar com Deus.). Estar no aposento significa chegar diante de Deus com um único propósito: se derramar! Significa que tudo em você busca a Deus – seu coração inteiro, toda a sua alma, toda a sua mente e força. Às vezes você pode fazer isto sem dizer uma palavra. A única coisa que conta para o Pai celestial é que você vá a Ele com o seu todo!
Possuir um “lugar secreto” quer dizer simplesmente trancar-se com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora – e usar o melhor horário do seu dia para desejá-Lo ardentemente, buscá-Lo e invocar o Seu nome.Ao entrar para buscar o Pai em oração, tranque a porta para que nada e ninguém possa entrar — nada de orgulho, nada de distrações! Tranque-se literalmente, tranque-se espiritualmente – e leve todo pensamento cativo à obediência de Cristo!
O Salmo 91 é, nas escrituras, a passagem favorita de muitos crentes. Que grandes promessas são encontradas aqui! O salmo inteiro é uma revelação do poder libertador e guardador, vindo da atitude de busca a Deus. A pessoa que vive nesta habitação da oração terá domínio sobre todos os laços do demônio, sobre todo o medo, toda doença e calamidade – poder para prevalecer e produzir resultados na oração!
Mas há uma condição para tudo isso. É encontrada no verso 1: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” “Habitar” significa “viver.” Você vive em seu lugar de oração – no esconderijo do Altíssimo? É ele o seu lar à qualquer hora do dia?
Os que estiverem trancados com Deus, derramando sobre Ele a alma, buscando-O em tudo, terão poder, autoridade, força espiritual, alimento para a alma e a mente. Serão guiados por Deus a um lugar de repouso e plenitude espirituais!
( Trecho do artigo de David Wilkerson)