A graça de Deus e este presente gratuito da justiça de Deus não abunda para ninguém a não ser pelo Cristo verdadeiro, e o Cristo verdadeiro é o Cristo que é revelado nas Escrituras. Ele é Aquele que diz “A menos que você renuncie tudo o que possui, você não pode ser Meu discípulo.” Ele é Aquele que diz “por que me chamam de ‘Senhor, Senhor’ e não fazem o que eu digo?” Ele é Aquele que diz “Muitos me dirão naquele dia ‘Senhor, Senhor’” E Ele lhes dirá “Não é todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, que herdará ou entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade do Meu Pai que está nos Céus.” Ele é o mesmo que disse, que “vocês não devem ser meros ouvintes da Palavra, mas praticantes.” Ele é Aquele que falou assim.
Ele é Aquele que disse “quando você fizer um banquete, não convide os seus amigos ricos, convide os pobres” Ele é Aquele que disse, “Tome as suas posses e venda-as para que você tenha algo para dar aos pobres” Ele é Aquele que disse que vocês provarão que são discípulos Dele de diversas formas, pela maneira como tratam a Sua Palavra, pelo fruto que vocês produzem.
Ele é Aquele que disse repetidamente, “Siga-Me.” E quando os homens não O seguiram, eles foram embora e pereceram.
Jesus Cristo! É Aquele a quem todo julgamento será entregue. O Jesus Cristo das Escrituras disse coisas duras aos homens. Jesus disse “A menos que a sua justiça exceda em muito a dos mais religiosos daquela época, você não herdará o Reino.” Ele é Aquele que disse para não acumular tesouros aqui, mas para reservá-los para o Céu.” Ele é Aquele que disse “Bem-aventurados os pobres de espírito, bem-aventurados os mansos, bem-aventurados os que choram, bem-aventurados os pacificadores, bem-aventurados os que tem fome e sede.” Não nessa ordem, mas estes… Ele é Aquele que disse isso. Ele é Aquele que disse “vocês farão obras que glorifiquem a Deus nos Céus”. Ele é Aquele que disse que vocês orarão, vocês jejuarão, vocês darão, e não farão como os hipócritas. Ele é Aquele que disse “Quando vocês orarem… Quando vocês jejuarem…” Ele é Aquele que nos chamou para segui-Lo mesmo que seja necessário odiar pai e mãe. Ele é Aquele que disse que se você ama alguém mais do que a Ele, você não é digno Dele. Ele é Aquele que disse que se você puser a sua mão no arado e olhar para trás, você não é digno. Ele é Aquele que disse “Lembram da esposa de Ló?” Ele disse coisas duras aos homens.
Ele é Aquele que disse para o líder dos Seus apóstolos, que pensou pensamentos mundanos, “Para trás de mim, satanás.” Ele disse coisas fortes. Ele é Aquele que mais falou claramente sobre o inferno e a sua realidade, e choro e ranger de dentes, e trevas exteriores, e que muitos dos que achavam que entrariam no Reino seriam lançados nas trevas exteriores.
Ele é Aquele que pressionou os homens, dizendo que era melhor arrancar os olhos e cortar mãos e pés fora, do que ir para o inferno com aquele pé, com aquela mão, com aquele olho, e Ele não estava falando de mutilação corporal. Ele estava falando de amputação espiritual e livrar-se de ídolos.
Ele é Aquele que dizia para as pessoas, “Vá e não peque mais, para que algo pior não lhe aconteça.” Ele é Aquele que dizia a alguém, “Vai e vende tudo o que você tem e dê para os pobres, então venha e Me siga, e você terá tesouros no Céu.” E quando as pessoas não O seguiam, Ele disse, “Ó, tudo bem, você será apenas um cristão de segunda categoria.”? Ele NÃO disse isso! Ele disse que é tudo ou nada. Você vende tudo por mim ou não. É rendição total ou não.
Ele é Aquele que disse “Você não pode servir a Deus e servir o dinheiro.” Este é o Cristo das Escrituras. Ele não fez joguinhos com ninguém. Ele traçou a linha.
Ele sempre disse “Você precisa avaliar o custo.” É de graça, mas vai custar… será necessário entregar tudo. Ele é Aquele que disse “Esforcem-se para entrar.” Ele é Aquele que disse “O Reino dos Céus é tomado por força, por violência.” Ele é Aquele que disse “Esforcem-se para entrar porque muitos buscarão entrar, e não conseguirão.” Ele é Aquele que disse que no dia do Juízo, se você não deu a sua vida pelo alimentar, pelo vestir, e dar de beber, e servir os necessitados, você será ordenado a se apartar, e você ficará à esquerda. Ele é Aquele que disse para os homens que O seguissem, não importa o custo, Ele é Aquele que disse que você precisa amá-Lo mais do que você ama a sua própria vida. E se você ama mais a sua vida do que a Ele, você não é digno Dele. Ele é Aquele que disse “É melhor morrer, é melhor renunciar à sua própria vida, é melhor entregar tudo, e ter a Ele. Ele é Aquele que contou as parábolas. Ele é Aquele que alertou. Ele é Aquele que disse “Havia um homem, ele saiu e vendeu tudo o que tinha, para que ele pudesse ter este tesouro”, que é Cristo. “Ele saiu e vendeu tudo o que ele tinha para ter esta pérola de grande valor.” Ter a Cristo. Ele contou sobre pessoas que ficavam felizes em receber, mas que não seriam capazes de suportar sofrimento e perseguição, e se desviariam. Ele alertou sobre aqueles que se tornariam tão embaraçados com os cuidados deste mundo, que se tornariam infrutíferos. Ele alertou sobre aqueles que eram infrutíferos, que eles eram como árvores prontas para serem cortadas e lançadas no fogo. Ou vinhas, Ele disse que devemos permanecer Nele.
Ele não era, como disse C.S. Lewis, “Ele não era um leão domesticado.” Ele veio, o Leão da Tribo de Judá. E quando Ele andou entre os homens, Ele disse “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde.” E ao mesmo tempo, Ele falou com tanta ousadia, e poder, e semelhança de leão, e Ele não mediu as Suas palavras. E este é o Cristo. Este é Ele, o Único! Este é Ele, e não há outro! Você pode, ouça, você pode chamá-Lo Cristo, mas se você o fizer ser algo menor do que eu acabei de descrever, Ele não seria o Cristo das Escrituras, ele seria outro homem, ele seria um fruto da sua imaginação, e este não salva.
Ó, irmãos! Pessoal, damas, cavalheiros, amigos, visitantes. Esta é a salvação que supera a compreensão. Esta que é incomparável. Esta é a salvação que Jesus oferece, pela qual Ele vem e Ele perdoa os seus pecados. Não apenas um pouquinho, mas tudo.
Ele não perdoa apenas as coisas que você fez acidentalmente e não percebeu que fez, como no Velho Testamento. Você se lembra como era, que desde que o pecado não fosse algo que você fez de mãos levantadas, desde que fosse algo não-intencional, que você só descobriu depois, então tinha um sacrifício para isso.
Ele perdoa aquelas coisas que você fez de mãos levantadas, de forma mais rebelde. E Ele não perdoa apenas o que você já fez, Ele perdoa o que você vai fazer amanhã, e o resto da sua vida. Tudo, todo o seu pecado, está escrito, “tão longe quanto o oriente é do ocidente.” A hora que você puder medir o quão longe o oriente é do ocidente, então você pode entender para quão longe ele levou o seu pecado. Não só parte dele. Isto não é o Catolicismo, em que é apenas o passado e agora você precisa fazer penitência e fazer um monte de coisa pelo futuro. Eles pode ficar com isso, isso não é a salvação da Bíblia.
Jesus Cristo oferece expiação completa. Expiação completa, pode ser? Sim! É assim, por todo o seu pecado, por tudo. Você diz, “Mas e se eu assassinei?” Há assassinos no Céu. “E se eu estuprei, se eu cometi todo tipo de coisas sexuais horrendas, e se eu tiver amargura e cobiça, e quanto à imoralidade sexual e todo tipo de impureza, e se eu fui um ladrão, e se eu fiz estas coisas horríveis e perversas, e desonradas, e se eu já rasguei Bíblias, e se eu odiei o povo de Deus, e se eu fiz as coisas mais cruéis e abomináveis?”
Ouça, Jesus Cristo, quando Ele deixou os Céus, Ele desceu para cá para buscar e salvar pecadores. E se você é um pecador, Ele veio buscar pessoas exatamente como você. Jesus Cristo morreu pelos ímpios, nós lemos no capítulo 5. Você diz, “isso se encaixa comigo, eu sou ímpio.” Bem, foram estes que Ele veio salvar. E olhe, se Ele viesse e dissesse, “Não há inferno, você pode ficar aqui pra sempre.” Isso seria glorioso, seria indizível, seria imerecido, isto seria misericórdia e graça incompreensíveis. Mas não é isso que Ele faz.
Ele vem e Ele diz “Eu perdoarei os todos os seus pecados, e eu levarei você Comigo para viver no paraíso de Deus, e eu assentarei você no trono do Meu Pai comigo, e você reinará comigo, e você será Minha esposa. Eu lhe farei minha Noiva, e tomarei você para Mim mesmo, para estar comigo para sempre, e você entrará na família de Deus, você será um filho do Deus Altíssimo.” Ele será o meu Deus e Ele será o seu Deus. Ele nos levará para tão grande glória e não apenas isso, Ele nos transforma na mesma imagem Dele mesmo. Este é o tipo de salvação que Ele oferece. Mas apenas através deste Único homem.
Tim Conway